01042022

Dia de Conscientização do Autismo: profissional de educação física, juntamente com o CREF10, ressalta a importância da atividade física para autistas




 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo acontece neste sábado (02) e o Conselho Regional de Educação Física da Paraíba - 10ª Região (CREF10/PB), juntamente com a profissional de Educação Física, Tatiana Christina Brandão Pereira (CREF 000118-G/PB), que desde 2005 trabalha com pessoas com autismo, e resolveram ressaltar a importância sobre o assunto. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e tem como principal iniciativa trazer esclarecimentos e informação à sociedade sobre as nuances comportamentais de uma pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

Tatiana Christina explicou um pouco como que a sua jornada na Educação Física, voltada para autistas, começou: "Essa experiência surgiu em uma escolinha de natação onde eu atendi o meu primeiro paciente com autismo, um menino com condição severa, e pelo convite da mãe comecei a atendê-lo a domicílio. Inicialmente com natação e posteriormente realizamos um trabalho com objetivos motores e funcionais. Após um período, a mesma me chamou para compor uma equipe em uma instituição, seria ali novos desafios a serem enfrentados, então se iniciou uma busca por conhecimentos, experiências e aprendizados, que ainda não parou, pois com o TEA não podemos parar. Atualmente, atuo com diversas equipes multidisciplinares e em uma clínica com ênfase no trabalho com TEA, na perspectiva de diminuir o impacto dessa condição no indivíduo e nas famílias. Assim, buscamos juntos, com as famílias, proporcionar autonomia e melhor qualidade de vida a todos”, afirmou.

 

O autismo é uma condição na saúde que afeta as áreas da comunicação, habilidades sociais, comportamentos repetitivos e, ou, estereotipados e rígidos. Segundo os dados do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe uma pessoa autista a cada 110 pessoas. Portanto, estima-se que no Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de autistas.


A profissional ainda destaca, “Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade, seu espaço, porque vai além de suas dificuldades. Eles têm aptidões, talentos, e possibilidades, são sujeitos únicos e podem, sim, chegar a estar em todos ambientes, inseridos no meio social. Eles necessitam, sim, de um tratamento adequado, de uma sociedade informada, de nossa compreensão e de nosso entendimento, para assim conquistar seus espaços, sua autonomia”, disse.


Além disso, ela ainda ressalta o importante papel da Educação Física para este grupo, “O profissional é bastante relevante e vem ganhando espaço e importância dentro das equipes multidisciplinares. A prática da atividade física contribui de forma evidenciada na condição do TEA, proporcionando mais qualidade de vida, tornando esse sujeito mais autônomo e capaz”, finalizou.


O presidente do CREF10, Paulo Ferreira, concorda com o discurso da profissional  e ainda complementa: "Vemos que é de suma importância o acompanhamento do profissional de Educação Física com pessoas autistas. A atividade física auxilia no desenvolvimento corporal, além de proporcionar outros benefícios para a saúde. A nossa profissão torna-se essencial para que a inclusão social seja cada vez maior. Reforço, ainda, o lema que a data comemorativa tem para este ano e que exemplifica tudo: O lugar do autista é em todo lugar!”, expressou. 

 

Assessoria de Comunicação do CREF10

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.