10082016

CREF10 promove curso de Educação Física Escolar em Guarabira






No dia 4 de agosto foi realizado no Colégio da Luz, em Guarabira o curso “Brinquedos e Brincadeiras Populares na Educação Física”, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) e ministrado pelas professoras Luciene Maria de Carvalho Santiago Viana (CREF00014-G/PB) e Valmira Alcântara do Nascimento (CREF 000049-G/PB).

O curso integrou as ações do I CREF Itinerante, que tem como objetivo interiorizar as ações desenvolvidas pelo Conselho na busca por melhor atender aos profissionais e às pessoas jurídicas que oferecem serviços na área de atividades físicas e desportivas na Paraíba.


O curso contou com a presença de 14 estudantes e 10 profissionais de Educação Física e apresentou aos participantes diversas estratégias essenciais para que as suas práticas pedagógicas se tornem mais atrativas, estimulando seus alunos a ter prazer pelas aulas de educação física. Além disso, as professoras utilizaram brinquedos e brincadeiras populares como reconhecimento da importância dos elementos da cultura popular. “Esses brinquedos e brincadeiras são extremamente importantes no desenvolvimento dos diferentes domínios das crianças, tais como cognitivo, motor, social e emocional. Com isso enfatizamos na prática a cooperação, o respeito, a justiça e a solidariedade estimulando o resgate da cultura popular”, afirmou a ministrante Luciene Santiago.


Durante as explanações que contou com dois momentos: um teórico e outro de caráter mais prático foram passados ensinamentos que permitiram aos participantes planejar suas aulas através de uma metodologia dinâmica no intuito de promover o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades do aluno, através dos jogos e brincadeiras durante a aula de educação física e demais disciplinas, numa visão multidisciplinar.


“Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já a partir da infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo. Não basta simplesmente entregar uma bola aos alunos para que eles joguem como acharem melhor. Nosso papel, enquanto professores de Educação Física é ampliar o conhecimento deles, oferecendo subsídios para atividades de jogos e recreação que efetivamente atuem no desenvolvimento físico, motor e espacial do aluno”, contou Valmira Nascimento.


No curso, realizado durante todo o dia, os estudantes e profissionais aprenderam sobre a importância de integrar o aluno na cultura corporal do movimento, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram, como bem lembrou Flaviana Karla Alves da Cunha, de 30 anos, bacharel e licenciada em Educação Física (CREF- 002473-G/PB), participante do evento. “Esta é uma oportunidade de aprender a desenvolver as potencialidades de cada aluno, de aprender novas práticas e assim oferecer coisas novas durante as aulas. O comum hoje nas escolas é que os alunos enxerguem a Educação Física apenas como um momento de lazer ou recreação, mas a verdade é que se trata de uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano”, relatou.


Durante o curso foram esclarecidas dúvidas a respeito do que é brinquedo e suas diferenças quando a estrutura que possuem e o significado da brincadeira enquanto forma privilegiada de aprendizado e interação. Além disso, as professoras apresentaram as possibilidades de brincadeiras a serem levadas para o contexto da aula de Educação Física nas escolas, desde as tradicionais e já tão conhecidas, bem como as organizadas pelas próprias crianças. “Resgatar e transmitir as brincadeiras populares faz-se, portanto, algo indispensável na infância diante de todos os benefícios que a mesma pode oferecer”, explicou a professora Luciene Maria de Carvalho Santiago Viana.


Para o estudante de licenciatura em Educação Física, Leandro Cardoso da Silva, de 33 anos, o professor precisa inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, música, dinâmica em grupo entre outros. “Esta iniciativa do CREF10 é extremamente importante porque traz para nós estudantes e também para os profissionais que já atuam nas escolas do Brejo da Paraíba como deve ser a prática nas escolas. Observamos e aprendemos que com responsabilidade, seriedade e muita criatividade podemos desenvolver um trabalho que vai ter um efeito positivo na vida dessas crianças e adolescentes”, afirmou.

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.