21112016

Educação Física Escolar é discutida em Fórum na Capital



O Fórum, promovidp pelo CREF10/PB teve como objetivo debater com profissionais e estudantes de Licenciatura, o processo de formação e intervenção em Educação Física Escolar e a luta pela valorização da profissão.


O Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) realizou entre os dias 20 e 22 de outubro o I Fórum de Educação Física Escolar, com o objetivo de discutir com profissionais e estudantes de Licenciatura, o processo de formação e intervenção em Educação Física Escolar e a luta pela valorização da profissão. O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Jorge Steinhilber, aconteceu no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e foi idealizado pela Comissão de Educação Física Escolar do CREF10/PB formada por Joseneide Correia Behar (Presidente CREF 000037-G/PB); Dione Marques de Figueiredo (Secretaria CREF 000324-G/PB); Luciene Maria de Carvalho Santiago Viana (Membro CREF 000104-G/PB); Telma Melz Oliveira (Membro CREF 000434-G/PB) e Zuleneide Formiga Pereira de Alencar (Membro CREF 000837-G/PB).
A abertura do Fórum aconteceu ás 19h30 do dia 20 de outubro com palestra do Presidente do CONFEF. Na ocasião, Jorge Steinhilber levantou indagações sobre o objetivo da disciplina de Educação Física nas escolas, fator bastante discutido atualmente em virtude da Medida Provisória 746/2016, que retira a obrigatoriedade da disciplina no ensino médio.


“A disciplina de Educação Física é extremamente importante pelo desenvolvimento das habilidades motoras como agilidades, coordenação e equilíbrio, mas vai muito além dos avanços do corpo. O objetivo não é o condicionamento físico, mas será que não está na hora de nos valorizarmos, mostrando a sociedade nosso papel realmente? Este é o momento de nós, profissionais de Educação Física nos mobilizarmos em busca da reprovação da MP, mas essencialmente do esclarecimento junto a sociedade da importância de nosso papel na formação dos indivíduos”, afirmou.


O presidente do CREF10/PB, Francisco Martins da Silva, por sua vez, ressaltou durante o Fórum de Educação Física Escolar que a profissão tem sofrido ao longo de décadas, intenso ataques externos e internos, a exemplo da MP 746. “Esses ataques têm como consequência a desarticulação e fragilização entre os profissionais que atuam com a Educação Física. Precisamos de mais eventos como o Fórum que nos possibilita debater e refletir sobre essa situação que só se agrava. Preocupo-me com essa legislação que pretende reformar o Ensino Médio e traz a extinção da obrigatoriedade da Educação Física nas escolas e que atinge diretamente nossos adolescentes. O momento propício para debate é este, junto as Instituições de Ensino Superior (IES), responsáveis pela formação”, esclareceu.


Recomendações para a Educação Física Escolar

Durante o Fórum, que contou ainda com a participação do Conselheiro Federal, Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF, e as Conselheiras Federais Iguatemy Maria de Lucena Martins (CREF 000001-G/PB) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC) foram repassadas aos estudantes e profissionais presentes as preocupações do Sistema CONFEF/CREFs, a respeito do desenvolvimento  da  Educação  Física  Escolar, muitas vezes negligenciada  nas unidades escolares, outras vezes, negada aos alunos e ainda, sem o devido reconhecimento por parte das direções escolares, dos gestores educacionais e dos formuladores de políticas educacionais.


“A Educação Física desenvolve estilo de vida, autodeterminação, motivações, opções saudáveis, sendo o professor o principal instrumento para e execução plena deste. Ele precisa ser trabalhado, através de capacitação e da motivação contando para isso com o imprescindível apoio das demais disciplinas escolares, fazendo perceber sua importância para o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens. A Educação Física Escolar precisa ser respeitada”, declarou Ricardo Catunda durante a mesa redonda intitulada “Organização dos Conteúdos da Educação Física Escolar”, dia 22 de outubro.


A Conselheira Federal Elisabete Laurindo, por sua vez, apresentou a palestra “Reflexões sobre a base Nacional Curricular Comum para a Educação Física”, onde abordou questões pertinentes aos professores de Educação Física de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada em 17 de dezembro de 1996. “Essa lei trouxe novidades para a Educação Física, que em sentido estrito, deixava de ser considerada disciplina e passava a ser um componente curricular, porém, sem a condição de obrigatoriedade. Surge então um novo cenário para a Educação Física, assim como ocorreu para todas as demais disciplinas do currículo escolar, a concepção de componente curricular. De certa maneira, essa mudança apontou para avanços, pelo menos na perspectiva de superação sob a condição que se apresentava anteriormente, tratada como mera atividade (DECRETO  69.450/1971).  Por outro lado, a LDB aprovava a facultatividade da Educação Física nos cursos noturnos, além de apresentar lacuna quanto ao cumprimento de sua existência no currículo escolar. Em 2001, com a promulgação da Lei N° 10.328, de 12 de dezembro de 2001, a palavra, “obrigatório”, foi inserida no parágrafo 3º, do artigo 26, da LDB, restabelecendo à orientação quanto a sua presença no currículo escolar”, informou.


A Conselheira Federal Iguatemy Maria de Lucena Martins apresentou a palestra “Educação Física na Educação Básica: Desafios e Perspectivas da intervenção profissional”, demonstrando a preocupação do Sistema CONFEF/CREFs com o ensino e prática do movimento enquanto produto da Educação Física. “Na infância são desenvolvidas as habilidades motoras fundamentais da criança, nem sempre asseguradas por programas gerais de atividade física, sendo a escola, para a maior parte da população, o único espaço para que recebam este aprendizado de forma sistemática, orientada e segura”, ressaltou.
Já o Professor Doutor José Airton Pontes Júnior apresentou os “Fundamentos para efetivação das aulas de Educação Física”, demonstrando que o planejamento em Educação Física se faz muito importante para o desenvolvimento das aulas, constituindo-se de ações planejadas a fim de alcançar um objetivo. “O planejamento em Educação Física é objeto de muitos debates, por ser um assunto de grande relevância para a formação de cidadão conscientes da realidade onde estão inseridos. Isso é possível através de uma prática docente constituída por um planejamento periódico das atividades, ainda que prejudicada consideravelmente pelas condições espaciais da escola”, informou.


Cursos de Capacitação


Compreendendo que a Educação Física Escolar vai além dos benefícios à saúde física e mental, uma vez que a prática regular de atividade física e bons níveis de aptidão física têm um efeito positivo sobre a cognição, concentração e desempenho escolar, o CREF10/PB ofertou durante o I Fórum de Educação Física Escolar, cursos destinados aos professores de forma que eles possam efetivamente atuar na melhoria dos padrões de Educação nas escolas através do empenho em ativa cognitivamente a participação dos alunos em atividades físicas e esportivas.


Os cursos aconteceram paralelamente entre si e foram os seguintes:
•    Ginásticas na Educação Física Escolar – Ministrado pela Professora Mestra Daise Lima de Andrade França (IFPE) e que contou com a participação de 10 profissionais e estudantes de Licenciatura em Educação Física.
•    Metodologias Ativas na Educação Física – Ministrado pelo Professor Doutor Ricardo Catunda (UECE) e que contou com a participação de 20 profissionais e estudantes de Licenciatura em Educação Física.
•    Lutas na Educação Física Escolar – Ministrado pelo Professor Mestre Alcidemar Lisboa de Carvalho Júnior (Unipê, Facisa, FPB, Nassau) e que contou com a participação de 12 profissionais e estudantes de Licenciatura em Educação Física.
•    Planejamento em Educação Física Escolar – Ministrado pela Professora Vânia Rezende de Carvalho e que contou com a participação de 20 profissionais e estudantes de Licenciatura em Educação Física.

Encontro de Coordenadores de Cursos de Educação Física da Paraíba


Durante o Fórum foi realizado o I Encontro de Coordenadores de Educação Física do Estado da Paraíba. A reunião aconteceu no dia 22 de outubro, no auditório do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA) do Unipê, em João Pessoa. O evento contou com a participação de 20 representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Educação Física, devidamente autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Participaram do evento:
•    Roseny Nunes de F. Grisi – Coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
•    Claudio Luiz de S. Meireles – Chefe de Departamento do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
•    Tereza Carmem F. Onofre - Coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa.
•    Denis Davi de O. Decussatti - Professor do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa.
•    Tais Feitosa da Silva - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande.
•    Felipe Brandão S. Oliveira – Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
•    Eric de Lucena Barbosa - Coordenador adjunto dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
•    Theodan Stephenson C. Leite - Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
•    Diego de Lima Almeida - Professor do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
•    Jeane Odete Freire dos Santos Cavalcanti - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).
•    Eduardo Ribeiro Dantas - Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
•    Luiz Arthur C. Cabral - Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa).
•    Nalfranio de Q. Sátiro Filho - Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
•    Alana Simões - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
•    Raimunda Andrade Duarte - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC).
•    Wesley Crispim Ramalho - Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Sousa).
•    Richardson C. Marinheiro - Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Sousa).
•    Elisângela Amorim – Tutora do curso de Licenciatura em Educação Física da UNOPAR/JP.
•    Ivânia Mara Fanella – Coordenadora geral da UNOPAR.
•    Silvio Romero de Araújo Farias – Coordenador do Núcleo dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Às 18h30 do dia 22 de outubro houve o evento de lançamento do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar”, organizado por Ricardo Catunda, Sergio Kudsi Sartori e Elisabete Laurindo. Após os autógrafos todos se confraternizaram.

Confira a galeria de fotos do evento.

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.