07112017

Oito academias são interditadas durante fiscalização comandada pelo CREF10 em CG



Ação aconteceu de forma conjunta com o Procon, a Gevisa e a Polícia Civil


Oito academias foram interditadas, nesta terça-feira (7), em Campina Grande, após serem flagradas com irregularidades, durante ação conjunta do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região – Paraíba (CREF10/PB) com o Procon Municipal, a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) de Campina Grande e a Polícia Civil. Além das interdições, a operação resultou em seis boletins de ocorrência.

A ação teve início por volta das 7h30 e se estendeu até o final da tarde. Ao todo, doze academias receberam visita das equipes, das quais, oito tiveram o funcionamento suspenso. Duas delas estão localizadas no bairro das Malvinas; mais duas, na Liberdade; uma, no Santa Rosa; uma, no Jeremias; uma, no Portal Sudoeste; e outra, no José Pinheiro.

A escolha dos locais a serem visitados não foi por acaso. Todos eram reincidentes em flagrantes de irregularidades. De acordo com o presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), do CREF10/PB, Jailson Oliveira, por mais que a equipe do Conselho atuasse nesses estabelecimentos, notificando-os, encontrava os mesmos problemas nas visitas posteriores.

“Por isso, idealizamos a ação conjunta, que nos possibilitou retornar com propriedade para fazer interdições. Com essa medida, protegemos os usuários, evitando que eles realizem atividades físicas e esportivas em locais inapropriados”, explicou.




IRREGULARIDADES

Entre os problemas encontrados, estavam estabelecimentos sem registro no Conselho, ausência de profissional, estagiários sem supervisão de profissional e sem termo de contrato de estágio. A Gevisa também identificou irregularidades na higienização de ambientes, enquanto o Procon registrou problemas como ausência do Código de Defesa do Consumidor e de contratos entre usuários e academias.

Dois casos específicos foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil, para que fossem registrados boletins de ocorrência. Cinco deles, por exercício ilegal da profissão. E um, por desobediência à interdição.

O presidente do CREF10/PB, Francisco Martins, destacou que as interdições aconteceram devido à reincidência em falhas graves. “Para reabrirem, essas academias vão precisar se regularizar junto ao Conselho. Aquelas que desrespeitarem a determinação, responderão na justiça pelo crime de desobediência”, disse.

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.