27082021

Profissionais de educação física celebram 23 anos de regulamentação da profissão, que foi reconhecida como essencial na pandemia




Os profissionais de Educação Física celebram, no próximo dia 1º/09, 23 anos de regulamentação da profissão, que, de acordo com vários estudos realizados durante a pandemia, foi reconhecida como essencial à saúde, tanto pelas contribuições para o aumento da imunidade quanto no combate às consequências da COVID – 19.

 

Entre as pesquisas realizadas está a da Kaiser Permanente, em publicação no British Journal of Sports Medicine. Segundo o estudo, quem pratica 150 minutos semanais de atividade física, moderada ou vigorosa, apresenta resultados significativos, com menor incidência de serem hospitalizados ou de morrerem devido à doença. “Pessoas fisicamente ativas tendem a apresentar casos mais leves de covid-19 em comparação aos inativos, e se recuperam mais rápido pós-infecção, especialmente quando se mantém ativas”, disse Pedro Hallal, profissional de Educação Física que coordenou o EPICOVID-19 no Brasil, um dos maiores estudos sobre a doença no mundo.  

 

O professor de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Iraquitan Caminha, corrobora com a celebração da data referente à categoria e destaca a importância da essencialidade da profissão. “A atividade física regular é imprescindível para ajudar a fortalecer o nosso sistema imunológico. Todavia, é indispensável que seja orientada por profissionais qualificados e devidamente registrados em seus conselhos profissionais”, afirmou.   

 

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da Paraíba (CREF10/PB), Francisco Martins da Silva, complementou: “A regulamentação da Educação Física contribuiu significativamente para consolidar a relevância da profissão na área da saúde, elevando o status da profissão e a importância dos seus profissionais, tanto para a prevenção de doenças quanto para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar da população. E, nessa época de pandemia, comprovamos, ainda mais, essa essencialidade”.  

 

Assessoria de Comunicação do CREF10/PB  

 

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.