25112016

CREF10 leva atendimento e cursos a Monteiro



Com o objetivo de garantir à sociedade o direito constitucional de ser atendida na área de atividades físicas e esportivas por Profissionais de Educação Física, o CREF10/PB esteve nos dias 11 e 12 de novembro, no município de Monteiro, no Cariri Paraibano.


Com o objetivo de garantir à sociedade o direito constitucional de ser atendida na área de atividades físicas e esportivas por Profissionais de Educação Física, o Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) esteve nos dias 11 e 12 de novembro, no município de Monteiro, no Cariri Paraibano.

Durante os dois dias, a equipe do Conselho promoveu palestras, cursos e levou todos os serviços aos Profissionais de Educação Física da Região. A ação contou com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Segundo o presidente do CREF10/PB, Francisco Martins da Silva, “o CREF ITINERANTE busca informar a população sobre a importância de contar com o Profissional de Educação Física durante as práticas de atividade física. Além disso, esta foi uma importante oportunidade de esclarecer os Profissionais sobre seus direitos e deveres, e aos estudantes pudemos elucidar questionamentos importantes sobre a formação deles, uma vez que identificamos a existência de Instituições oferecendo cursos de Educação Física não reconhecidos pelo Ministério da Educação”.

Além de Monteiro, mais 11 cidades foram atendidas pelo CREF ITINERANTE em novembro. O projeto, visa também orientar, as academias e os profissionais da área sobre a lei que estabelece que seja realizado o cadastro, tanto da Pessoa Física quanto de Pessoa Jurídica, e fiscalizar as academias, observando de que maneiras elas oferecem os serviços, se promovem efetivamente a garantia de qualidade para as pessoas que praticam atividades físicas.

Durante a palestra inaugural, realizada na manhã do dia 11 de novembro, o Presidente do CREF10/PB alertou a todos, sobre a importância da identificação profissional. “Ter a Carteira de Identidade Profissional é um compromisso ético que você faz o seu serviço para a população, significa que você tem um conhecimento científico e técnico para desenvolver essa importância função social”, afirmou Francisco Martins.

A palestra foi bastante elogiada e discutida entre os presentes, como nos contou Tadeu Lúcio Fernandes, de 37 anos, estudante do 4º período de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). “ A palestra foi muito importante, em decorrência das informações repassadas pelo Presidente. Achei muito interessante conhecer a diferença entre os espaços destinados ao licenciado e ao bacharel. Também foi importante conhecer o sistema CONFEF/CREF’s que eu não conhecia. O mais importante de tudo, são as ações de fiscalização, uma vez que a realidade aqui em Monteiro é que profissionais de outra área atuam dando aulas de Educação Física nas escolas. Se estou me formando eu quero a minha vaga para trabalhar, já que estou adquirindo o conhecimento necessário para ministrar essas aulas. Espero que o CREF10 continue realizando este trabalho e garantindo à sociedade o direito a aulas com profissionais formados e registrados”, afirmou.
Durante a noite, um aulão de ritmos foi promovido pelo CREF10/PB na Praça João Pessoa, centro de Monteiro, para a população. O aulão foi comando pelo professor Geraldo Filho (CREF 000877 G/PB) que após o evento reuniu-se com os participantes e esclareceu sobre a importância da atividade física bem orientada.

Atendimento

Durante o CREF ITINERANTE em Monteiro foram realizados 21 atendimentos, dos quais um Registro de Pessoa Física, quatro Registros de Pessoa Jurídica, três Contestações de Pessoa Física, duas Contestações de Pessoa Jurídica, quatro renovações de Cédula de Identidade Profissional, cinco entregas de Cédula de Identidade Profissional, uma Renovação de Credenciamento e um Registro de Não-Graduado.

Entre as pessoas atendidas, José Bruno da Silva Nunes, de 32 anos, foi o primeiro a chegar ao escritório Itinerante do CREF10/PB, no IFPB. Licenciado em Educação Física, ele não possuía o registro junto ao Conselho e pôde dar entrada em suas solicitações, de forma ágil, no dia 11 de novembro. “Sou dono de uma academia no município do Congo e no início do mês fui notificado durante fiscalização do Conselho. Ao chegar aqui achei o atendimento bom. Eu não tinha conhecimento a respeito das burocracias necessárias para ter uma academia e exercer a profissão. Achei excelente que esse atendimento tenha vindo para cá porque nos permite conhecer e regularizar uma situação que nem mesmo sabíamos ser errada. Eu já planejava ir a João Pessoa, mas foi muito melhor que o CREF tenha vindo aqui”. Na ocasião, Bruno deu entrada nos documentos necessários para credenciamento da academia e regularização da situação de profissional.

Cursos

Durante o CREF ITINERANTE em Monteiro, o CREF10/PB promoveu os cursos “Recreação na Educação Física Escolar”, ministrado por Hélder Licarião, no dia 11 de novembro e “Treinamento Funcional”, com Priscila Cartaxo, dia 12 de novembro.

O curso de “Recreação na Educação Física Escolar” contou com a participação de 72 pessoas, entre estudantes e profissionais de Educação Física. Entre os assuntos levantados durante o curso destacam-se: Conceituação e área de atuação da Psicomotricidade; Dinâmica de integração e sociabilização; Grandes e pequenos jogos; Atividades para dias de chuva e pequenos espaços; Brincadeiras cantadas e Brincadeiras e jogos infantis. “Este curso foi excelente, ele muito me acrescentou. Foi repassada muito mais informação em um único dia do que em quatro aulas que assisti. O que mais me chamou atenção na metodologia do professor Hélder foi a possibilidade de confecção dos objetos a serem usadas durante as aulas de Educação Física nas escolas e que eu não sabia. Afirmo que este curso foi extremamente importante porque agregou valor aos que participaram e que espero que abra a mente dos profissionais para melhoria das aulas. As escolas na nossa região são muito deficitárias nas aulas de Educação Física. Aqui nos foi mostrada a importância de se preparar uma aula de qualidade”, afirmou Dayslan Breno Brito de Andrade, de 27 anos, estudante de Licenciatura em Educação Física, na UEPB.


O curso de Treinamento Funcional, por sua vez, contou com a participação de 79 pessoas. Entre os temas apresentados, destacam-se: Conceituação de treinamento Funcional; Diferenciação entre Treinamento Funcional e Convencional; Avaliação do movimento; Cadeia cinética e Treinamento do CORE (a palavra core vem do inglês que significa centro, núcleo. São os músculos profundos da região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade dessa região).


No fim da tarde de 12 novembro, após a conclusão do curso de Treinamento Funcional, os participantes receberam os certificados e fizeram questão de ressaltar os benefícios levados pelo CREF10/PB aos profissionais e estudantes do Cariri Paraibano. “Tínhamos aqui uma visão completamente diferente do Conselho em relação do que pudemos constatar como a realidade, com a chegada de vocês aqui. Nos foi dada uma oportunidade de compreender o papel de vocês enquanto o órgão que nos representa, que resguarda a nossa profissão. O trabalho do Conselho é essencial para garantia de nossos direitos e de tudo que já foi conquistado. Espero que o CREF10 venha outras vezes a nossa região e nos ajude a continuar exercendo a profissão que amamos”, finalizou Joelson Batista, de 30 anos.


O CREF ITINERANTE voltará a visitar as diferentes regiões do estado em 2017, levando os serviços do Conselho a estudantes e profissionais da Paraíba.

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.