29112016

CREF10 realiza I Encontro de Coordenadores de Cursos



Na ocasião foram discutidos os desafios da Educação Física na Paraíba e no Brasil, as ações éticas na atuação do profissional e mudanças nas diretrizes curriculares da graduação em Educação Física.


O Conselho Regional de Educação Física da 10 Região realizou o I Encontro de Coordenadores de Educação Física do Estado da Paraíba. A reunião aconteceu no dia 22 de outubro, no auditório do Espaço de Vivência Acadêmica (EVA) do Unipê, em João Pessoa. O evento contou com a participação de 20 representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de Educação Física, devidamente autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).


Participaram do evento:


•    Roseny Nunes de F. Grisi – Coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
•    Claudio Luiz de S. Meireles – Chefe de Departamento do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
•    Tereza Carmem F. Onofre - Coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa.
•    Denis Davi de O. Decussatti - Professor do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa.
•    Tais Feitosa da Silva - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande.
•    Felipe Brandão S. Oliveira – Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
•    Eric de Lucena Barbosa - Coordenador adjunto dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
•    Theodan Stephenson C. Leite - Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
•    Diego de Lima Almeida - Professor do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
•    Jeane Odete Freire dos Santos Cavalcanti - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).
•    Eduardo Ribeiro Dantas - Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
•    Luiz Arthur C. Cabral - Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa).
•    Nalfranio de Q. Sátiro Filho - Coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
•    Alana Simões - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Patos (FIP).
•    Raimunda Andrade Duarte - Professora do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC).
•    Wesley Crispim Ramalho - Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Sousa).
•    Richardson C. Marinheiro - Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB/Sousa).
•    Elisângela Amorim – Tutora do curso de Licenciatura em Educação Física da UNOPAR/JP.
•    Ivânia Mara Fanella – Coordenadora geral da UNOPAR.
•    Silvio Romero de Araújo Farias – Coordenador do Núcleo dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).


     Na ocasião foram discutidos os desafios da Educação Física na Paraíba e no Brasil, as ações éticas na atuação do profissional e mudanças nas diretrizes curriculares da graduação em Educação Física. Para o Presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) Jorge Steinhilber, vive-se atualmente uma fase delicada para os profissionais e que inevitavelmente atinge as instituições formadoras. "De forma inequívoca, a forma que se olha e se entende a Educação Física se alterou ao longo dos anos e mais recentemente de forma drástica com medidas a nível nacional para redução de direitos e espaços conquistados pelos Profissionais de Educação Física em todo o Brasil e deste modo os cursos de graduação precisam estar atentos e preparados para se engajarem e participarem destas mudanças", esclareceu.

Para a Conselheira Federal Iguatemy Maria de Lucena Martins, o I Encontro de Coordenadores de Cursos de Educaçao Física da Paraíba significou um momento essencial de aproximação entre o CREF10/PB e os Cursos de Educação Física no estado, demonstrando a preocupação do Conselho com a formação dos Profissionais. "Saímos daqui fortalecidos na busca por melhorias na nossa profissão. Foi muito gratificante ver todas essas instituições envolvidas na discussão das diretrizes curriculares da Educação Física, debatendo de forma justa e democrática”, afirmou.

Confira a galeria com imagens do I Encontro de Coordenadores de Cursos de Educação Física da Paraíba

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.