20032017

CREF10/PB patrocina etapa final do XI Circuito Brasileiro de Handebol de Areia



Competição aconteceu de sexta-feira (17) a domingo (19), no Unipê



O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) sediou, de sexta-feira (17) a domingo (19), a etapa final do XI Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. O Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) foi um dos patrocinadores do evento, que contou com a presença de 200 atletas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. As equipes masculina e feminina do Unipê se sagraram campeãs da competição.


As atividades do circuito tiveram início, oficialmente, na noite da quinta-feira (16), com um Congresso Técnico, reunindo a organização do torneio e as comissões de cada equipe. O encontro aconteceu no próprio centro universitário, e serviu para ajustar os últimos detalhes da disputa. Na manhã da sexta-feira, as partidas começaram. Ao todo, foram 20 equipes na disputa – sendo dez masculinas e dez femininas - e 66 partidas durante os três dias.


Esta foi a terceira vez que a Paraíba recebeu o circuito. De acordo com Ruy Luciano, um dos coordenadores do torneio, ter novamente João Pessoa como sede reforça a relevância da cidade para o esporte. “A capital paraibana é um celeiro de grande importância para o handebol de areia. Daqui saíram jogadores que são destaques no mundo inteiro. É uma cidade que tem estrutura e força para o esporte”, disse.



ESTRELAS
Em quadra, a competição contou com atletas de peso, como o paraibano Bruno Carlos de Oliveira, mais conhecido como Bruninho. Desde 2006, ele integra a seleção brasileira de Handebol de Areia, pela qual já ganhou seis mundiais. E não para por aí: ele soma ainda três títulos de melhor jogador do mundo, três de campeão pan-americano, dois de campeão sulamericano e um de campeão europeu de clubes, defendendo a equipe da Grécia.


Retornar à sua terra natal para disputar um título nacional, para Bruninho, é muito especial. “Jogamos a final do circuito na Paraíba, em 2015, mas acabamos vice. Agora, estamos jogando dentro do Unipê, instituição que estou representando em quadra. Então, a responsabilidade é dobrada”, disse. Antes da competição, a expectativa dele era a melhor possível. E não por acaso: a equipe do Unipê contou com cinco atletas da seleção brasileira. E isso, de fato, fez diferença em quadra. Tanto, que o time foi o campeão.



O time feminino também estava recheado de estrelas. No Grêmio Unipê 7/Handbeach estiveram atletas da seleção brasileira da modalidade, como Juliana Xavier, Nathalie Sena, Simone Donata e Luana Moura, que é campeã do mundo.


O XI Circuito Brasileiro de Handebol de Areia iniciou em agosto de 2016 e teve quatro etapas antes da fase final, na Paraíba.


Fotos: Herbert Clemente/Divulgação

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.