04022016

CREF10/PB envia ofício à Secretaria de Educação em defesa da Educação Física Escolar






Em ofício à Secretária Executiva da Gestão Pedagógica da Educação do Governo do Estado da Paraíba, sra. Roziane Marinho Ribeiro, o presidente do CREF10/PB, prof. Francisco Martins da Silva, apontou que a diminuição da carga horária das aulas de Educação Física no ensino básico estadual acarreta em prejuízo para os alunos.



De acordo com o documento emitido pelo CREF10 e com base em diversas pesquisas, a diminuição da carga horária é negativa para crianças e adolescentes, pois reduz o tempo de lazer, prática de exercícios e orientação adequada por parte dos professores.



Como já apontado por organizações nacionais e internacionais, a atividade física orientada auxilia o aluno no processo de aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos, bem como proporciona momentos de lazer, já que o espaço para a prática de atividades físicas está sendo cada vez mais reduzido à escola, diante da falta de áreas públicas disponíveis para tal e da crescente violência nas ruas.



A atividade física orientada garante aos alunos diversos benefícios no desenvolvimento da saúde, ao afastar doenças como obesidade; diabetes; sedentarismo; doenças cardiovasculares; câncer no cólon; osteoporose; depressão; dentre outros, e favorecer o desenvolvimento social.



A 3ª Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Encarregados da Educação Física, na Declaração de Punta del Este (1999), evidenciou grande preocupação com a redução dos programas de Educação Física, o que pode estar contribuindo para o aumento da delinquência juvenil e da violência, incremento nos gastos médicos e sociais, mostrando que cada dólar investido em atividades físicas corresponde a uma redução de 3,8 dólares em despesas médicas.



Já o Conselho Internacional de Ciência do Esporte e Educação Física (ICSSPE), na declaração de Berlim (1999), reforça o entendimento da Educação Física como um processo ao longo da vida e reitera que a Educação Física Escolar é a única alternativa escolar cujo foco principal é o corpo, ajudando as crianças a desenvolverem respeito pelo seu corpo e dos outros.



Desta forma, o Conselho não é favorável à diminuição da carga horária da Educação Física Escolar de três para duas horas por semana. Clique aqui e leia o ofício completo, com todos os apontamentos favoráveis à manutenção das três horas semanais de Educação Física para alunos da rede estadual de ensino.

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.