04022016
CREF10/PB envia ofício à Secretaria de Educação em defesa da Educação Física Escolar
Em ofício à Secretária Executiva da Gestão Pedagógica da Educação do Governo do Estado da Paraíba, sra. Roziane Marinho Ribeiro, o presidente do CREF10/PB, prof. Francisco Martins da Silva, apontou que a diminuição da carga horária das aulas de Educação Física no ensino básico estadual acarreta em prejuízo para os alunos.
De acordo com o documento emitido pelo CREF10 e com base em diversas pesquisas, a diminuição da carga horária é negativa para crianças e adolescentes, pois reduz o tempo de lazer, prática de exercícios e orientação adequada por parte dos professores.
Como já apontado por organizações nacionais e internacionais, a atividade física orientada auxilia o aluno no processo de aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos, bem como proporciona momentos de lazer, já que o espaço para a prática de atividades físicas está sendo cada vez mais reduzido à escola, diante da falta de áreas públicas disponíveis para tal e da crescente violência nas ruas.
A atividade física orientada garante aos alunos diversos benefícios no desenvolvimento da saúde, ao afastar doenças como obesidade; diabetes; sedentarismo; doenças cardiovasculares; câncer no cólon; osteoporose; depressão; dentre outros, e favorecer o desenvolvimento social.
A 3ª Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Encarregados da Educação Física, na Declaração de Punta del Este (1999), evidenciou grande preocupação com a redução dos programas de Educação Física, o que pode estar contribuindo para o aumento da delinquência juvenil e da violência, incremento nos gastos médicos e sociais, mostrando que cada dólar investido em atividades físicas corresponde a uma redução de 3,8 dólares em despesas médicas.
Já o Conselho Internacional de Ciência do Esporte e Educação Física (ICSSPE), na declaração de Berlim (1999), reforça o entendimento da Educação Física como um processo ao longo da vida e reitera que a Educação Física Escolar é a única alternativa escolar cujo foco principal é o corpo, ajudando as crianças a desenvolverem respeito pelo seu corpo e dos outros.
Desta forma, o Conselho não é favorável à diminuição da carga horária da Educação Física Escolar de três para duas horas por semana. Clique aqui e leia o ofício completo, com todos os apontamentos favoráveis à manutenção das três horas semanais de Educação Física para alunos da rede estadual de ensino.