21122016

Academia envolvida em acidente está irregular



O CREF10/PB ressalta a importância da população buscar informações sobre o estabelecimento onde pretende realizar atividades físicas, antes de se matricularem.


A Esparta, Centro de Saúde, Estética e Beleza, cujo teto desabou na tarde desta terça-feira (20) na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, foi flagrada funcionando irregularmente durante ação de fiscalização, realizada no dia 15 de dezembro, e notificada por não possuir registro no Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB).


O estabelecimento, que funciona como academia de ginástica, na rua Cônego José Nunes, número 466, Centro do município de Sousa, tem até o dia 30 de dezembro para dar entrada no registro, junto ao CREF10/PB caso contrário, uma ação civil pública será impetrada, para que haja a obrigação de fazer.


De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, no momento do acidente, quando teto, estrutura de madeira e telhado caíram, havia cerca de 20 pessoas no local. Três delas chegaram a ser levadas para o hospital com ferimentos leves.


O Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (CREF10/PB) ressalta a importância da população em buscar informações quando a situação do estabelecimento onde pretende realizar atividades físicas, antes de se matricularem. Isso pode ser feito através de solicitação junto ao site do Conselho (www.cref10.org.br), e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (83) 3244-3964.


De acordo com assessor jurídico do Conselho, o advogado Gustavo Lima Neto (OAB/PB 10.977), a Resolução do Conselho Federal (CONFEF) nº 134/2007 prevê, em seu art. 4º, que os estabelecimentos de prestação de serviços na área das atividades físicas e esportivas devem, obrigatoriamente, contar com a assistência de Responsável Técnico, registrado no CREF, na forma da lei. “Há ainda a Lei nº 6.839/1980 que consigna a obrigatoriedade do registro das pessoas jurídicas nos conselhos profissionais, caso a atividade-fim delas integre a seara dos atos típicos de profissional submetido ao controle das entidades fiscalizadoras da profissão, como é o caso das academias. Lamentamos imensamente o acidente, mas ressaltamos a todos a importância de buscarem sempre os serviços de empresas com registro no Conselho”.

Cookies

Lei de proteção de dados(LGPD)

As informações pessoais cadastradas em nosso site, estão protegidas de acordo com os requisitos legislativos de proteção de dados.